domingo, 15 de março de 2009

Vitória e Derrota

Palavras do Prof.  ISAO OKANO, lenda viva e uma das maiores autoridades em Judô ainda em atividade no Japão: 

“Eu estou convencido que o verdadeiro grande vencedor é o homem que sempre tem presente que ganhar e perder são dois lados da mesma moeda, e que em qualquer triunfo é possível ver as sementes do erro. Estar consciente disso e de suas próprias fraquezas e forças é o caminho para o progresso e para o desenvolvimento de um espírito mais forte. Em resumo, reconhecer a derrota dentro da vitória é ser um verdadeiro vencedor.

Embora possa parecer uma inversão, eu devo reconhecer a força incomum que pode ser descoberta num aparente perpétuo perdedor. Se continuar tentando, embora veja os frutos de seus esforços rejeitados um após o outro, o perdedor poderá sobrepujar as suas dificuldades e atingir uma poderosa força interna e uma perseverança notável.

O homem ou atleta cujas habilidades e talentos geralmente são olhados pelos outros com moderada ou pouca aprovação, pode abster-se do heroísmo e coragem, mas pode gerar um espírito perseverante e frio que é tão duro como o aço. Neste sentido um dos significados reais do Judô é o de COMO GANHAR SE ESTÁ APARENTEMENTE PERDENDO.

Há homens (atletas) que tentam iludir-se da responsabilidade que envolve perder e vencer, dizendo que tudo é função da sorte. Mas, qualquer um que pensa assim já está desqualificado de antemão para ser um verdadeiro campeão de Judô. 

Um homem que não tem a força de vontade de encarar frontalmente extremas dificuldades não tem sorte. A sorte não espera por nós, nós devemos fazer a nossa própria sorte.”

Texto enviado pelo Profº Paulo Rabelo - Faixa-preta 5º Dan

0 comentários: