quinta-feira, 5 de março de 2009

Vermelho e Branco

"Após acontecimentos dos últimos meses, comecei a questionar algumas atitudes que tomamos.

Como de costume, logo me apoio nos princípios básicos do Judô, princípios estes que apesar de simples são a base e o motivo do Judô se destacar entre tantas outras modalidades. Um deles, e talvez um dos mais importantes, é o respeito à hierarquia, a hierarquia que é tão evidente na cultura japonesa, cultura esta onde o sempai detém uma responsabilidade quase familiar perante o seu kohai e, por outro lado, o kohai respeita e admira o sempai por tudo que ele representa.

Mais especificamente no Judô, além das atitudes merecedoras deste respeito, como o kohai consegue identificar seu Sempai? A forma mais clara é através da faixa.

Trazendo este caso ao nosso dia-a-dia, orgulho-me em observar meus discípulos curvando-se a qualquer faixa preta de minha agremiação sem pestanejar e com perceptível respeito e humildade.

Um
Kodansha deve ser respeitado pelo que ele é e pelo que ele representa em qualquer situação, seja discursando, dando aulas, cursos, palestras ou simplesmente assistindo uma competição. Para isso ele deve ostentar com orgulho sua graduação não devendo jamais ESCONDE-LA. Por exemplo, ministrar um curso com uma faixa preta não fará com que os alunos cheguem mais perto ou participem mais. Para isso existe a didática (Curso Superior), onde cada professor extrai o máximo de seus alunos sem precisar se “DISFARÇAR”.

É igualmente emocionante ouvir de um pequeno judoísta que seu sonho é ser um faixa preta ou que “quer ter uma faixa vermelha e branca igual a do sensei”.

A cada troca de faixa aumenta a nossa responsabilidade e não podemos minimizar e nem fugir dessa responsabilidade. Se não tivermos orgulho de nossa graduação e não ostentarmos a responsabilidade da faixa a nós confiada, como então poderemos exigir isso de nossos discípulos?

Nós difusores do Judô não podemos deixar que valores fundamentais como respeito, humildade e hierarquia entre outros se percam permitido que um aparente ato isolado e sem expressão, abra precedente para qualquer praticante de Judô decida de forma independente, utilizar a graduação que melhor lhe convier ou mesmo criar a inconveniência de questionamento como:

Porque o Kodansha, que por definição é um representante legal da KODOKAN, não utiliza símbolo desta representação? 

Porque aquele Sensei não usa sua faixa? Será humildade? Será insegurança ou falsa modéstia?"

Oswaldo Ichikawa
8º Dan

Texto retirado do site: http://www.judoichikawa.com.br

0 comentários: