Posto abaixo as alterações nas Regras de Arbitragem, válidas desde 01/Jan/09:
► PONTUAÇÕES:
As projeções com a pontuação mínima de KOKA estão extintas.
O número de pontuações será reduzido a YUKO, WAZARI e IPPON.
Todas as projeções que se caracterizavam como KOKA agora são avaliadas somente como ataques, devendo ser levadas em consideração no GOLDEN SCORE e servem como critério numa decisão por HANTEI (bandeiras).
► PUNIÇÕES:
A escala de penalidades será a seguinte:
- 1º SHIDO = advertência livre (haverá a marcação no placar, mas sem pontuação).
- 2º SHIDO = válido um YUKO para o adversário.
- 3º SHIDO = válido um WAZARI para o adversário.
- 4º SHIDO = válido um IPPON para o adversário (Hansokumake).
► TEMPO DE LUTA E GOLDEN SCORE:
Para os combates da classe Sênior e Júnior a duração real da luta será de 4 minutos e o GOLDEN SCORE terá a duração de 3 minutos.
No GOLDEN SCORE a aplicação do 1º SHIDO também será livre, no entanto, para a aplicação do 2º SHIDO o árbitro central deverá consultar os laterais. Caso os dois árbitros laterais façam o gesto pedindo o 2º SHIDO para um atleta, não haverá a necessidade do trio se reunir.
► TEMPO EM OSSAEKOMI:
A escala de pontuações em imobilizações será a seguinte:
-
-
-
- 25 segundos (válido um IPPON).
► SAÍDA DE ÁREA:
Será utilizado o mesmo critério como
Punição para saída de área:
Aplica-se a punição quando o atleta sair deliberadamente / intencionalmente da área de combate sem que haja KUMIKATA (pegada).
► PEGADA NA CALÇA:
Qualquer pegada “segurando” a calça o atleta será punido com SHIDO.
Sempre que houver um agarre de calça e depois o ataque, o atleta será punido com SHIDO.
Quando podemos pegar na calça ???
- Quando o atleta atacar seu adversário desequilibrando-o e completando a projeção com o recurso do agarre na calça.
- Quando for tudo simultâneo, ou seja, ataque e pegada de calça juntos.
OBS: Técnicas como MOROTE GARI, SUKUI NAGE, KIBISSU GAESHI, KATA OTOSHI, KUSHIKI TAOSHI e similares deverão ser executadas com as mãos espalmadas, evitando-se o agarre de calça para projetar o adversário, sob pena de sofrer uma punição.
0 comentários:
Postar um comentário