terça-feira, 3 de março de 2009

Novas Regras de Arbitragem

Posto abaixo as alterações nas Regras de Arbitragem, válidas desde 01/Jan/09:


► PONTUAÇÕES:

As projeções com a pontuação mínima de KOKA estão extintas.

O número de pontuações será reduzido a YUKO, WAZARI e IPPON.

Todas as projeções que se caracterizavam como KOKA agora são avaliadas somente como ataques, devendo ser levadas em consideração no GOLDEN SCORE e servem como critério numa decisão por HANTEI (bandeiras).

 

► PUNIÇÕES:

A escala de penalidades será a seguinte:

- 1º SHIDO = advertência livre (haverá a marcação no placar, mas sem pontuação).

- 2º SHIDO = válido um YUKO para o adversário.

- 3º SHIDO = válido um WAZARI para o adversário.

- 4º SHIDO = válido um IPPON para o adversário (Hansokumake).

 

► TEMPO DE LUTA E GOLDEN SCORE:

Para os combates da classe Sênior e Júnior a duração real da luta será de 4 minutos e o GOLDEN SCORE terá a duração de 3 minutos.


No GOLDEN SCORE a aplicação do 1º SHIDO também será livre, no entanto, para a aplicação do 2º SHIDO o árbitro central deverá consultar os laterais. Caso os dois árbitros laterais façam o gesto pedindo o 2º SHIDO para um atleta, não haverá a necessidade do trio se reunir.

 

► TEMPO EM OSSAEKOMI:

A escala de pontuações em imobilizações será a seguinte:

- 1 a 14.9 segundos (válido como ataque, mas sem pontuação).

- 15 a 19.9 segundos (válido um YUKO).

- 20 a 24.9 segundos (válido um WAZARI).

- 25 segundos (válido um IPPON).

 

► SAÍDA DE ÁREA:

Será utilizado o mesmo critério como em NE WAZA, ou seja, enquanto um dos atletas mantiver contato com a área de combate, a luta não será interrompida, inclusive, em situações onde TORI se transforma em UKE e vice-versa.


Punição para saída de área:

Aplica-se a punição quando o atleta sair deliberadamente / intencionalmente da área de combate sem que haja KUMIKATA (pegada).

 

► PEGADA NA CALÇA:

Qualquer pegada “segurando” a calça o atleta será punido com SHIDO.

Sempre que houver um agarre de calça e depois o ataque, o atleta será punido com SHIDO.


Quando podemos pegar na calça ???

- Quando o atleta atacar seu adversário desequilibrando-o e completando a projeção com o recurso do agarre na calça.


- Quando for tudo simultâneo, ou seja, ataque e pegada de calça juntos.


OBS: Técnicas como MOROTE GARI, SUKUI NAGE, KIBISSU GAESHI, KATA OTOSHI, KUSHIKI TAOSHI e similares deverão ser executadas com as mãos espalmadas, evitando-se o agarre de calça para projetar o adversário, sob pena de sofrer uma punição.

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