domingo, 30 de agosto de 2009

O Futuro do Judô?

Durante essa semana uma grande dicussão tomou conta do mundo do judô: a nova decisão da FIJ sobre o agarre na perna. O que pode? o que não pode? o que acontecerá com as técnicas antigas, criadas pelo Profº Kano, serão excluídas do judô? o judô esportivo está acabando  com o “verdadeiro judô”?

Por questões como essa eu decidi ir diretamente à fonte e procurar explicações. Então posto abaixo a tradução do site da FIJ sobre o assunto.

-*-*-*-*-

A Comissão de Arbitragem da Federação Internacional de Judô anunciou uma mudança nas regras do judô durante o Congresso ordinário em Roterdam, nó último dia 23 de agosto.

Todas as técnicas abaixo da linha da faixa não serão mais permitidas.

Qualquer atleta que tentar agarrar a perna do oponente será punido com shido (na primeira vez). Se houver uma segunda tentativa, ele será desclassificado do combate (Hansokumake) e a vitória será dada ao oponente. Somente técnicas usando perna contra perna serão permitidas, ou se o agarre da mão na perna for a continuação de uma técnica aplicada (Ex.: ouchi-gari que evolui para kata-guruma).

Nós não queremos que nosso esporte se misture com outras artes marciais. Judô é judô, e toda a FIJ quer que ele retorne ao verdadeiro judô”, explica o diretor da Comissão de Arbitragem, Sr. Juan Carlos Barcos. “Nós podemos perder algumas técnicas com essa decisão, mas por outro lado estaremos retomando várias técnicas que não vemos mais em combate devido à posição curvada que os atletas assumem enquanto tentam apenas agarrar a perna do oponente”, complementa o Sr. Barcos.

A preocupação da FIJ é que, cada vez mais freqüentemente, técnicas de Sambo e de Luta-Livre são vistas em combates de judô.

“Isso não é bom para o futuro do nosso esporte nos Jogos Olímpicos”, diz o Sr. Barcos.

Essa mudança será testada durante o Campeonato Mundial Júnior, que será realizado em Atenas, em OUT/09. Se for aprovado pela Comissão de Arbitragem da FIJ, que também consultará técnicos e atletas, essa se tornará a regra oficial em todas as competições da FIJ.

0 comentários: