quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Lendas do Judô (3)

KIMURA

Masahiko_Kimura Masahiko Kimura nasceu em 10 de setembro de 1917, em Kumamoto, Japão. Começou a praticar judô aos 10 anos. Aos 16, enquanto ainda estava no colegial, Kimura foi promovido ao 4º Dan. Em 1935 venceu seu primeiro título, o All-Japan Collegiate Championships. Na mesma época foi promovido ao 5º Dan (o mais jovem da história, 18 anos) após derrotar consecuti-vamente 8 oponentes na Kodokan.

Em outubro de 1937, aos 20 anos, Kimura competiu e venceu pela primeira vez o All Japan Judo Championships, vencendo na final Nakashima, bi-campeão do torneio. Foi imbatível por 13 anos seguidos, até se aposentar.

Em 1951, já consagrado como o judoca nº 1 do Japão, Kimura veio ao Brasil em missão de divulgação do Judô, acompanhado de outros dois judocas. Aqui ele foi desafiado por Hélio Gracie, que , após 13 minutos de luta, teve o braço quebrado.

Em entrevista ao site JudoInfo, Hélio diz:

kimura "Bem, isso é o que eu nunca contei a ninguém antes, parece que eu fiquei inconsciente enquanto eu pensava se deveria bater ou não. Se Kimura continuasse a me estrangular, eu teria morrido com certeza. Mas como eu não desiti, ele passou para a próxima técnica. O afrouxamento do estrangulamento e a dor da técnica seguinte me acordaram e eu pude continuar a lutar. Kimura foi para o tumulo sem saber que eu fui finalizado. Se possivel,eu gostaria de poder ter falado com ele sobre a luta e deixar-lhe saber sobre isso."

kimura-standing-ude Kimura perdeu apenas 4 lutas na vida, todas no ano de 1935. Com essas derrotas ele ficou extremamente desapontado, pensando inclusive em abandonar o judô. Após essas derrotas ele passou a treinar incessantemente, fazendo o  dobro (muitas vezes o triplo) de uchi-komis do que seus companheiros.

Kimura morreu de cancer no pulmão aos 75 anos. Ainda hospitalizado, logo após a cirurgia, ele já estava fazendo flexões de braço!

Tomita escreveu sobre ele: "Kimura No mae Ni Kimura Naku, Kimura No Ato Ni Kimura Nashi."

NUNCA HOUVE ALGUÉM COMO KIMURA, NEM ANTES, NEM DEPOIS.

0 comentários: