sexta-feira, 8 de maio de 2009

O símbolo do Judô

Existem alguns fatos sobre o nosso esporte que não estão bem esclarecidos, e não temos certeza sobre outros. Talvez porque nos tenha sido ensinado dessa forma ou nós não tenhamos informações suficientes sobre eles. Eu vou tentar esclarecer aqui alguns desses fatos, apresentando sempre um assunto diferente, de relevância judoística.

Para começar eu gostaria de falar sobre o Símbolo da Kodokan, e consequentemente o símbolo do judô.

Quase todo judoca no mundo já usou, ao menos uma vez, uma camiseta onde se podia ver o logotipo da Kodokan. Muitos de nós acreditamos saber o seu significado. Eu mesmo costumava acreditar que ele representava uma flor de cerejeira (segundo ouvi de judocas antigos e mais graduados), já ouvi também que se tratava de uma flor de lótus e até mesmo do Happo-no-Kuzushi (oito direções de desequilíbrio). Essas teorias estão, inclusive, publicadas em vários livros e artigos.

Bem, a verdade é que elas estão erradas.

Segundo o Sr. Naoki Murata, 7º Dan, e diretor do Museu da Kodokan, o logotipo da Kodokan não é uma flor. Ele foi idealizado pelo próprio Jigoro Kano e é composto por um círculo vermelho dentro de um octógono branco

Mas o que significam suas cores e formas? O octógono representa o Yata-no-Kagami (o espelho mágico), uma das três relíquias passadas pelos deuses ao primeiro imperador japonês e que significa sabedoria ou honestidade (a interpretação varia na literatura).
Sua cor branca representa um espírito puro. A pureza, nesse caso, é representada pelo algodão macio ou pelo tecido delicado que envolve um coração em brasa (o círculo vermelho).

Esse círculo vermelho representa o espírito, e passa a idéia de um coração ardente, “o espírito que queima como ferro em brasa”, cheio de fidelidade, paixão e bravura. Esse é o verdadeiro símbolo do espírito indomável.

Em outubro de 1940 a Kodokan declarou que essa imagem simboliza o objetivo dessa arte marcial e que significa “Espírito Indomável”.

4 comentários:

Vinicius De Óculos disse...

Excelente esclarecimento!
Obrigado!

Sansei Feriani disse...

Na arte do judô que significa caminho suave, tem lógica e a Kodokan nos ensina a desenvolver o judô como um todo, ou seja, elevar o espírito, a mente e o corpo em uma só ação, assim seremos completos. Sensei Feriani.

Sansei Feriani disse...

Na arte do judô que significa caminho suave, tem lógica e a Kodokan nos ensina a desenvolver o judô como um todo, ou seja, elevar o espírito, a mente e o corpo em uma só ação, assim seremos completos. Sensei Feriani.

Unknown disse...

Muito obrigado pelo esclarecimento.
Era a duvida que estava a dar-me cabo.